
Uma casinha de vila com cheirinho de café, assim é a Casa 21, onde acontece muita coisa, um ateliê de mochilas, vinhos e café, tudo isso liderado por mulheres e com uma equipe majoritariamente feminina. Marina lidera esses projetos juntos com Georgia, mas essa história começa muito antes dessa casinha.
Marina, formada em administração, trabalhava no setor comercial e de produção de uma empresa de alimentação. Buscando uma forma de fugir do cansaço que esse emprego lhe causava e alinhada com o talento de sua mãe, Lucivan, para a costura, inicialmente elas começaram juntas jogo americano e após migraram para as mochilas.

Pensando em todos os acessórios que eu poderia fazer, eu gosto de viajar e a mochila dá esse sentimento de liberdade, de colocar nas costas e ir conhecer um novo mundo e tudo.


Assim, em 2014 nasceu a Mariá, uma marca de mochilas e bolsas artesanais que carrega o amor e força de uma família composta por mulheres incríveis. E depois de muitas conquistas com o processo de participar de feirinhas, ver a marca crescer pela cidade de Fortaleza e depois se expandir com vendas para todo o Brasil, Marina sempre teve o desejo de que quando a marca tivesse uma estrutura maior, gostaria de ter uma casa com ateliê e café.
Esse momento chegou e a casinha foi reformada por ela pra passar todo o aconchego que queria que os clientes sentissem, e o café ficou por conta da Geórgia, sua sócia e namorada, que é da área da gastronomia. Além do Café Casa 21, Geórgia também trouxe outro projeto para essa casinha, Muá Tuá, um bar de vinhos que funciona às sextas-feiras. A experiência de Marina na área gastronômica por ter trabalhado por 6 anos em uma pâtisserie também traz muita ajuda na construção desses projetos, entretanto ela fica mais à frente na parte de marketing, financeira, compras, desenvolvimento na produção e passeando por todos os setores. A equipe formada majoritariamente por mulheres está sempre em busca de capacitação para entregar o melhor pros clientes.

“O nosso café é simples, é em uma casinha, mas vai ser o melhor café, é o melhor grão, vai ser preparado de uma forma correta, vai ser preparado de uma forma honesta, tudo bem certinho, a gente preza muito por isso, é pequenininho, é simples, mas são boas coisas.”
Dentre todas as delícias oferecidas no Café Casa 21, Marina destaca os pratos preferidos dos clientes e que vale a pena provar: o banoffee, o bolo de morango e a limonada de café.
Esse ano (2022) completam 8 anos de história da Mariá e 1 ano da Casa 21, e os sonhos são de ampliação das 3 marcas, mas sempre carregando o aconchego de uma casinha com cheiro de café. Marina faz a seguinte análise sobre a sua trajetória:
“Eu acho que eu sou muito corajosa e insistente, não desisto fácil, passar por uma pandemia não é fácil, levar um negócio como mulher, em uma família de mulheres que não é de classe média também não é fácil.”

Conheça o Café Casa 21 na Rua Torres Câmara, 600 - Casa 21 - Aldeota e e companhe os projetos dessa casinha em: instagram.com/cafecasa21